Coordenador : Simone Rocha Salomão
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 314338.2206.35439.05112023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de instituições públicas federais, estaduais e municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental que receberão as atividades; professores regentes dessas instituições; professores de outras escolas públicas e privadas que se interessem pelas oficinas oferecidas; licenciandos de ciências biológicas, química, física e pedagogia da UFF e de outras universidades; alunos da educação infantil e dos anos iniciais e professores de escolas privadas que se interessem pelo trabalho; alunos de pós-graduação da FE/UFF.
Local de atuação: Niterói - RJ e Municípios vizinhos.
Objetivo
Geral: -Promover ações de extensão envolvendo planejamento e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no ensino de Ciências na Educação Infantil e em anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas tanto à melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, quanto à formação inicial e continuada de professores. Específicos: -Promover aulas práticas e experimentais de Ciências em turmas de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas dos Municípios de Niterói e região. -Realizar visitas dos alunos das turmas envolvidas ao Laboratório de Ensino de Ciências da Faculdade de Educação para a participação em atividades práticas e experimentais (Projeto Jalequinho). -Estabelecer oportunidade de diálogo e de trabalho articulado entre licenciandos e professores em exercício na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental. -Dinamizar e incrementar possíveis iniciativas relativas ao ensino e à divulgação das Ciências já presentes nas práticas cotidianas ou no Projeto Político-pedagógico das instituições de ensino participantes. -Promover oficinas para professores da Educação Infantil e anos iniciais, com ênfase em atividades práticas e experimentais. -Promover eventos de divulgação científica nas instituições participantes, apresentando as produções dos alunos nas atividades desenvolvidas pelo projeto. -Ampliar o acervo de recursos didáticos do Laboratório de Ensino de Ciências da Faculdade de Educação para o ensino de Ciências, com ênfase em atividades práticas e experimentais, voltado para a Educação Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental. -Ampliar o acervo bibliográfico do Laboratório de Ensino de Ciências da Faculdade de Educação no tocante ao ensino de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. -Divulgar aos licenciandos das áreas de Ciências Naturais e de Pedagogia as atividades e recursos didáticos desenvolvidos no âmbito das ações nas escolas.
Resumo
No âmbito da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o ensino de Ciências apresenta grande relevância podendo contribuir para o início do processo formal de alfabetização científica das crianças e de construção de conhecimentos acerca de seu organismo e do meio em que estão inseridas. Nesses segmentos de ensino, a experimentação e as atividades práticas se mostram como metodologias privilegiadas por contemplarem aspectos específicos da faixa etária em questão. Assim, este projeto prevê o planejamento, o desenvolvimento de recursos didáticos e a implementação de atividades práticas e experimentais por licenciandos de Ciências Biológicas, podendo incluir também os de Pedagogia, em turmas de Educação Infantil e de Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Niterói e região. As atividades serão planejadas considerando-se os interesses das instituições alvo do projeto, articulando-se com suas propostas curriculares, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências Os resultados do trabalho junto às crianças e suas produções serão divulgados às comunidades escolares envolvidas e à comunidade acadêmica da UFF e de outras universidades. Estão previstas, também visitas de alunos ao Laboratório de Ensino de Ciências da FE/UFF, para atividades práticas (ação Projeto Jalequinho) e, ainda, oficinas de extensão para professores das redes públicas, com ênfase em atividades práticas e experimentais. Pretende-se, assim, que o desenvolvimento do projeto se constitua em importante oportunidade de formação continuada para os professores regentes das turmas atendidas e para os licenciandos participantes, com a ampliação de seus saberes docentes acerca desses segmentos de ensino.